Embaixada dos EUA pede cautela a cidadãos devido a tensões entre Israel e Irã
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil fez um alerta importante nesta segunda-feira (23), pedindo a todos os cidadãos norte-americanos em todo o mundo que tenham “mais cautela”. O aviso foi emitido em consequência de um agravamento no conflito entre Israel e Irã, o que ocasionou “in interrupções nas viagens e no fechamento periódico do espaço aéreo em todo o Oriente Médio”. Essa medida visa proteger os cidadãos em meio a um cenário internacional perplexo e volátil.
O comunicado surge em decorrência de um ataque do Irã em uma base militar americana em Doha, no Catar. Durante a tarde, explosões foram ouvidas, intensificando os receios de retaliação à presença americana na região.
“Precaução mundial: O conflito entre Israel e Irã resultou em interrupções nas viagens e no fechamento periódico do espaço aéreo em todo o Oriente Médio. Existe a possibilidade de manifestações contra cidadãos e interesses dos EUA no exterior. O Departamento de Estado aconselha os cidadãos norte-americanos em todo o mundo a ter mais cautela!” destacou a mensagem da embaixada, divulgada no X (antigo Twitter).
Precaução mundial: O conflito entre Israel e Irã resultou em interrupções nas viagens e no fechamento periódico do espaço aéreo em todo o Oriente Médio. Existe a possibilidade de manifestações contra cidadãos e interesses dos EUA no exterior. O Departamento de Estado aconselha… https://t.co/xBXKYlUSLu
— Embaixada EUA Brasil (@EmbaixadaEUA) June 23, 2025
O Irã confirmou o ataque, gerando preocupação sobre possíveis retaliações contra os EUA, especialmente devido ao recente ataque a instalações nucleares iranianas no final de semana. O Catar, por sua vez, que abriga a maior base militar dos Estados Unidos no Oriente Médio, afirmou que se reserva o direito de responder ao ataque diretamente, com base no direito internacional. O alvo da agressão foi a base militar americana de Al Udeid, localizada em Doha.
Até o momento, não há relatos sobre vítimas, mas a situação permanece tensa e é acompanhada com atenção pelas autoridades.